terça-feira, 24 de abril de 2012

A AVAREZA, VOCÊ SE ENQUADRA NELA?

Evangelho de Lucas 12.13à21 diz: Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança. Mas Jesus lhe respondeu: Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância; e arrazoava consigo mesmo dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e ai recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: têm em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, está noite te pedirão a tua alma e o que tens preparado para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. A tradução da palavra Avareza no Dicionário diz: Apego doentio ao dinheiro. Vejamos o texto em analise, depois retornaremos em nosso ponto central que iremos estudar mais acuradamente sobre a Avareza. Vemos no texto inicial, que um dos homens seguia a Jesus, e sua preocupação era sobre uma herança que era de uso fruto dele e de seu irmão, e ordena a Jesus que o seu irmão divida a herança com ele; Herança seguinifica bens, dinheiro, briga e até a morte de um parente, como hoje está corriqueiro. Então, Jesus diz para este homem: você pensa que Eu Sou juiz das coisas aqui da terra, não, eu não vim julgar bens matérias, pelo contrario, quero que vocês se desapeguem destas coisas, pois os corações de vocês estão nas coisas daqui da terra, não as do Céu, de onde vim, e estou anunciando a vocês coisas excelentes, espirituais, que não acaba com o tempo, e nem há divisão e brigas; mas vocês não as querem, ficam brigando por coisas que o fogo ira consumir, e alem do mais, está afundando suas almas mais e mais para o lodo, para o lago, não é um lago bonito, cheio de árvores lindas, com quiosques onde você pode se refrescar tomando uma água de coco, não, não, e lago de fogo, que é o inferno; cuidado com o que estamos gastando tempo desnecessário, e não gastando tempo em oração, intercedendo pelos nossos governantes, presidente, prefeito, deputados, senadores, vereadores, poder legislativo, judiciário e executivo, pois são autoridades que Deus estabeleceu, foi Deus que os colocou para serem autoridades, e nós devemos obedecer as autoridades. Então, vejamos o que Jesus diz e da uma ótima dica para fugirmos da avareza, vejamos: Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Jesus da um palpite bom, Ele diz, cuidado com a avareza (a avareza e pecado), porque a nossa vida aqui na terra, não está em possuir, adquiri coisas deste mundo, pois o nosso coração e cruel, ele quando se vê farto, tipo, casa muito boa, bem ornamentada, um carrão ou uns carrões, casas de aluguel, fazenda, casa na praia, casa de capim entre outras coisas que o mundo nos oferece, Jesus disse, olha, cuidado, seu coração se distanciara de Mim, quando está coisas entrarem em tua vida; Uma coisa melhor Eu tenho para lhe dar, um Reino que não é daqui de baixo, de onde Eu vim, tenho para lhe dar sabedoria, coisas espirituais que você nem imagina o quanto e mais valioso do que essas coisas do mundo, que lhe pode lhe tornar sábio, mas vocês não querem vir a Mim, o que posso fazer? Nada, Eu não arrombo a porta do teu coração, Eu sou leve, o Meu fardo e leve, e o Meu jugo e suave, mas vocês não querem vir a Mim; Querem sim, se afundar em dividas, coisa essa que não lhes ensinei a fazer, Eu já lhes disse, para não ficarem devendo nada a ninguém, a não ser o amor; Disse para vocês buscarem em primeiro lugar o Meu Reino, e se Eu quiser, eu acre sentarei a vocês as coisas que Eu achar que ira fazer que me Glorifiquem, mas pelo contrário, vocês não querem, querem satisfazer a sua avareza (apego doentio ao dinheiro); Já adverti a vocês que ao apego ao dinheiro ele e a raiz de todos os males, mas pelo contrário, vocês, quanto mais tem, mais querem ter,é avareza, e Eu disse para vocês que todo avarento não ira entrar no meu Reino, estou deixando sempre claro para vocês o que desejo para vocês, mas vocês não querem dar atenção no que estou advertindo a vocês. Olha a ideia de um fazendeiro neste texto, ele plantou, deu muito rendimento sua lavoura, tinha seus celeiros, mas achava que seus celeiros eram pequenos, o que fez tal homem? Disse, bem, vou destruir estes celeiros, farei maiores, e depois irei sentar em minha cadeira de jardim, olhar e contemplar e dizer: e, quanta fartura, agora sim, pode descansar sossegado, a fome não ira bater a minha porta, agora sim, minha família está protegida, oh, que beleza! O que Jesus adverte neste versículo logo em seguida? Jesus diz: Tolo, estúpido, ignorante, hoje mesmo, nesta noite lhe pediram a tua alma, e o que tens guardado, guardaste para que? E Jesus continua: Assim é todo homem que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus. Que aprendizado, que lição tivemos nesta tarde, que Deus nós concedeu; Que Ele guarde em nosso coração e mente essas Palavras Dele em nós, para colocarmos em prática as coisa que Jesus tem nós dito em sua Palavra, que é Viva e Eficaz e não volta para Ele, sem fazer o propósito Dele na vida da pessoa que está lendo-a. Deus, em seu infinito Amor, Longaminidade, Misericórdia, Bondade etc; etc; etc, possa conduzirmos a reverenciarmos a Ele de todo o nosso coração, por tudo o que Ele fez por nos em Jesus Cristo na Cruz, fazendo-nos um em sua atração na cruz, morte, ressurreição, vida nova e ascensão aos Céu, onde está a direita do Todo Poderoso, Deus de Israel. Amém. Marcos Biazoli.

Nenhum comentário: