segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

SALVAÇÃO COMPLETA PARTE1.

Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo. Gl6.14 Gloriar-se na cruz de Cristo; Lemos muitas vezes esta passagem na Palavra de Deus, mas poucas vezes meditamos nela; Poucas são as vezes que detemos com tempo para meditar que seja ½ hora, 1 hora, 1cdia, ou ainda vários dias, quando ocorre de passado algum tempo recordamos do texto ou da passagem e nos alegramos e meditamos nele novamente. Por exemplo o texto de Colossenses3.3= porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus, nos trás alegria e devemos nos firmar nele sempre; Mas em geral a nossa meditação não passa de procurar compreender o que estamos lendo durante e isto durante a própria leitura; Muitos de nós, incluo-me neste grupo, fazemos assim durante a leitura: “humrum..., humrum...,humum...,” (e isto mentalmente) e de vez enquanto no meio de tantos “humrum..., humrum..., humrum...,” dizemos “verdade, verdade”. E lá vai na leitura depois que acabou de ler o que lhe disse: “não sei, mas eu acho...” na verdade eu não entendi quase nada; Sai da leitura como alguém que viu o rosto no espelho e logo se esquece de como era; Leiamos Tiago 1.21-25= Pelo que, despojando-vos de toda sorte de imundícia e de todo vestígio do mal, recebei com mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. Pois se alguém é ouvinte da palavra e não cumpridor, é semelhante a um homem que contempla no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo e vai-se, e logo se esquece de como era. Entretanto aquele que atenta bem para a lei perfeita, a da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte esquecido, mas executor da obra, este será bem-aventurado no que fizer; Vejamos mais dois exemplos de meditação na Palavra. 1° o do Eunuco de Candace em Atos8. 27-34= E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar, regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías. Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo? Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? e rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse. Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca. Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? porque a sua vida é tirada da terra. Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? de si mesmo, ou de algum outro? E 2 Timóteo 2.7= Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo; Outro ainda Daniel 10.12= Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim; ver também como foi o progresso na vida de Daniel e resultado: 9.7=A ti, ó Senhor, pertence a justiça, porém a nós a confusão de rosto, como hoje se vê; aos homens de Judá, e aos moradores de Jerusalém, e a todo o Israel; aos de perto e aos de longe, em todas as terras para onde os tens lançado por causa das suas transgressões que cometeram contra ti; 9.13=Como está escrito na lei de Moisés, todo este mal nos sobreveio; apesar disso, não temos implorado o favor do Senhor nosso Deus, para nos convertermos das nossas iniqüidades, e para alcançarmos discernimento na tua verdade; 8.15=Havendo eu, Daniel, tido a visão, procurei entendê-la, e eis que se me apresentou como que uma semelhança de homem; 8.17=Veio, pois, perto de onde eu estava; e vindo ele, fiquei amedrontado, e caí com o rosto em terra. Mas ele me disse: Entende, filho do homem, pois esta visão se refere ao tempo do fim; 10.12=Então me disse: Não temas, Daniel; porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras, e por causa das tuas palavras eu vim; 10.19=E disse: Não temas, homem muito amado; paz seja contigo; sê forte, e tem bom ânimo. E quando ele falou comigo, fiquei fortalecido, e disse: Fala, meu senhor, pois me fortaleceste; Os salmistas e o próprio Senhor Jesus aos 12 anos no meio dos doutores mas as nossas meditações na Palavra na maioria das vezes não tem sido como servos de Deus; E assim é por vezes anos a fio; Mas Graças a Deus Ele é fiel e no dia que Ele te dá revelação ficamos alegres, muitos desistem voltam como Timóteo estava correndo risco, vejam a carta de Paulo a Timóteo para verem a preocupação de Paulo, para que Timóteo não ficasse envergonhado do testemunho do Senhor e nem o de Paulo mas que prosseguisse na carreira; Mas o que ocorre quando recebemos uma revelação da Palavra de Deus, ficamos alegres mas não a agarramos com fé; Jesus disse em João13.17=Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele; Em Hebreus diz como escaparemos nós se negligenciarmos; Hebreus2.1-4= Por isso convém atentarmos mais diligentemente para as coisas que ouvimos, para que em tempo algum nos desviemos delas. Pois se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda transgressão e desobediência recebeu justa retribuição,como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade; Em suma nós deixamos escapar da mente ou colocamos num vaso furado e por anos a fio vai ficar ali sem surtir logo o efeito para que veio, são verdades eternas que deixamos de lado para depois de muito tempo darmos a devida importância; Mas graças demos a Deus por aqueles irmãos que meditam fato dia e noite na Palavra, que ruminam a Palavra, que perguntam a Deus, que perguntam ao Senhor. “Senhor o que é isto? O que o Senhor quer dizer? Ensina-me Senhor; E Deus se manifesta a estes que querem lhe conhecer; Conhecer a Ele, a Sua vontade e ao que Ele fez; No texto que lemos diz gloriar-me na cruz; Devemos logo tomar cuidado em duas coisas para não se gloriar na cruz, ele por ela mesma e sair por ai carregando um pedaço de madeira e também não nos vangloriamos com a nossa cruz, mas gloriamos na de Cristo; Porque as nossas tendências sempre olharam para nós mesmos e para as dificuldades pelas quais estamos passando e lamentarmos e murmurarmos, ter autocomiseração, ou seja, “coitadinho de mim”; Leiamos Salmos62. 10-11=Não confieis na opressão, nem vos vanglorieis na rapina; se as vossas riquezas aumentarem, não ponhais nelas o coração. Uma vez falou Deus, duas vezes tenho ouvido isto: que o poder pertence a Deus; 2 Coríntios10.8= Pois, ainda que eu me glorie um tanto mais da nossa autoridade, a qual o Senhor nos deu para edificação, e não para vossa destruição, não me envergonharei; 2Coríntios12.9=e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo; Mas a cruz veio trazer morte; No texto diz a morte de Cristo, do mundo e a nossa morte; Nessas três mortes estão as glórias; Se Cristo não morresse e não os levasse a morrer como Ele onde estaríamos agora? Agora gaste tempo, pondere nisto: na morte de Cristo e da sua morte com Cristo esta obra que Deus fez desde a eternidade Apocalipse 13.8=E adorá-la-ão todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo; Graças a Deus por Jesus Cristo, Glória a Deus Pai por isto, Glória ao Cordeiro Eterno que nos trouxe Vida Eterna por sua morte e ressurreição; A outra morte é a do mundo; O mundo morreu para mim; O mundo não me atrai mais; O mundo está morto como vou querer relacionar com um morto, Mesmo que eu gostasse muito dele; Um marido perde a esposa e se recusa a enterrá-la quer ficar com ela dentro de casa, lhe dá banho, troca de roupa, passa perfume, faz maquiagem, faz comida para ela, nós vamos dizer que está pessoa está louca, mas nós fazemos isto com o mundo, e corremos o risco de amar um morto, pois ficamos a admirar “rostinho” bonito que ele tem, mas ele está morto e jaz no maligno; A Palavra de Deus até nos diz onde o mundo está enterrado ou onde ele jaz (jaz é uma expressão para quem está enterrado; “aqui jaz fulano de tal”); As glórias do mundo, as riquezas, os louvores do mundo; Até as próprias pessoas que não conhecem a verdade, sabem que a gloria do mundo são “passageiras” de nada valem; tudo é por um tempo, quanta gloria tinha o ator tal, o empresário tal, o cantor tal e até dizem que todos querem seus 15, 20 segundos ou minutos de fama e é isto que o mundo tem para oferecer; Mas a cruz do Senhor Jesus Cristo crucificado isto par nós, o mundo para nós foi morto, Glória a Deus por isto; As glórias do mundo foram oferecidas ao Senhor Jesus na tentação e Ele as recusou, triunfou delas na cruz; Colossenses 2.15=e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz; a terceira morte é que eu também morri para o mundo; o mundo não me quer mais; que gloria será quando o mundo não gostar mais de nós; este mundo odiou o nosso Senhor Jesus Cristo e não será diferente com aqueles que querem segui-los; A Palavra de Deus tem várias passagens que tratam disto; Vamos ler algumas: João7. 7= O mundo não vos pode odiar; mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más; João15.18-19= Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim; 1 João3.13=Meus irmãos, não vos admireis se o mundo vos odeia; 2 Timóteo3.12=E na verdade todos os que querem viver piamente em Cristo Jesus padecerão perseguições; 1 Tessalonicenses 2.14-16= Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia; porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus;os quais mataram ao Senhor Jesus, bem como aos profetas, e a nós nos perseguiram, e não agradam a Deus, e os são contrários a todos os homens,e nos impedem de falar aos gentios para que sejam salvos; de modo que enchem sempre a medida de seus pecados; mas a ira caiu sobre eles afinal; Nós que morremos para o mundo não temos mais nenhum atrativo para ele; eles nos estranham quando não participamos do mesmo excesso de devassidão a que eles se entregam, 1 Pedro4.4= E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; no entanto não esqueçamos corremos o risco de nós querermos amar o mundo e correr após ele, por isso a Palavra de Deus nos exorta não ameis o mundo, 1 João2.15=Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele; pois Demas tendo amado o presente século abandonou a Paulo e aos irmãos 2 Timóteo4.10= pois Demas me abandonou, tendo amado o mundo presente, e foi para Tessalônica, Crescente para a Galácia; e Demas era um cooperador de Paulo com outros irmãos; Deus nos deu salvação completa por meio de Nosso Senhor Jesus Cristo em sua morte lá na cruz onde estão todas as glorias, da reconciliação, da aproximação, da purificação dos pecados, da nossa morte para o pecado, da nossa morte pra a lei, Deus estava fazendo reconciliação: Atos4.12=E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos; 2 Timóteo2.10-11= Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna.Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; Como podemos ter certeza disto? Quando o Deus o Pai ressuscitou a Jesus; pois a morte não o pode o deter: Atos2. 24= ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela; Romanos6. 9=sabendo que, tendo Cristo ressurgido dentre os mortos, já não morre mais; a morte não mais tem domínio sobre ele; a salvação e completa, corpo, alma e espírito: 1tessalonisenses5. 23=E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo; Jesus foi o último Adão e o segundo homem da nova criação: 1coríntios15. 45-49= Assim também está escrito: O primeiro homem, Adão, tornou-se alma vivente; o último Adão, espírito vivificante.Mas não é primeiro o espiritual, senão o animal; depois o espiritual.O primeiro homem, sendo da terra, é terreno; o segundo homem é do céu.Qual o terreno, tais também os terrenos; e, qual o celestial, tais também os celestiais.E, assim como trouxemos a imagem do terreno, traremos também a imagem do celestial; Se alguém está em Cristo é nova criatura: 2Coríntios5.17=Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo; fomos colocados no corpo de Cristo: João12.32-33= E eu, quando for levantado da terra, todos atrairei a mim;Isto dizia, significando de que modo havia de morrer; Agora a pergunta é: quantos de nós gozamos, experimentamos desta salvação? Sabendo isto que o nosso velho homem foi com Ele crucificado, Romanos6.6; Gozar desta salvação implica em participarmos pela experiência do trabalho da cruz em nossas vidas e da manifestação da Vida de Cristo em nós: 2Coriíntios 4.6.11= Porque Deus, que disse: Das trevas brilhará a luz, é quem brilhou em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo;Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não da nossa parte;Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados;perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;trazendo sempre no corpo o morrer de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossos corpos; pois nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nossa carne mortal; Em 1João diz que a nossa comunhão é com o PAI e com o FILHO para que a nossa alegria seja completa; 1João1.3-4=( pois a vida foi manifestada, e nós a temos visto, e dela testificamos, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e a nós foi manifestada );sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo; a palavra comunhão significa relacionamento; neste texto tanto com o Pai, com o Filho e com os irmãos; Comunhão também tem como significado ter participação em comum, ou seja, ter tudo em comum com alguém; a salvação veio por meio de uma pessoa e por meio da obra realizada por esta pessoa, isto todos nos estamos sabendo, mas a pergunta volta outra vez quanto de nós estamos gozando desta verdade ou ainda vivendo este fato real? Gozo e comunhão com o Senhor? E com o seu corpo que é a igreja? A salvação por meio de Cristo e sua obra; Onde podemos ver isto e descansar? Leiamos quanto a Pessoa e obra, veremos neste texto também o relacionamento: Atos4.10-13=seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que em nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, nesse nome está este aqui, são diante de vós;Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular; E em nenhum outro há salvação; porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos; Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus; João1.29=No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo; 1Coríntios2.2= Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado; Galatas6.14= Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo; irmãos quando mais eu penso nesta obra, maior ela fica, mas o Pai nos deu o Seu Filho para que fossemos salvos completamente por Ele e para mantermos comunhão com Ele, para relacionarmos com Ele;João17.3=e a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste; João6.40= Porquanto esta é a vontade de meu Pai: Que todo aquele que vê o Filho e crê nele, tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia; Amém. Irmão Joaquim Xavier. 08/01/2012.

Nenhum comentário: