quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

"POR PREÇO FOSTES COMPRADOS,NÃO VOS FAÇAIS ESCRAVOS DE HOMENS"(1CO 7:23)

Quarta-feira, 9 de Janeiro de 2008
AMADOS IRMÃOS, ESTAS PALAVRAS ABAIXO FORAM EXTRAIDAS DO SITE CHARIS.

QUE O SENHOR POSSA USA-LÁS PARA SUA GLÓRIA, PARA NOSSA EDIFICAÇÃO E PARA VERGONHA E DERROTA DE SATANÁS. AMÉM

"...nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação".
II Pedro 1.20.

Todo ensino que não vem do Espírito Santo é uma interpretação das Escrituras. Somente o Espírito Santo, que é o Parácleto, o Ensinador, pode nos fazer conhecer as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus.

Quando alguém ensina, ele também não pode emitir sua opinião sobre o assunto, mas dizer o que aprendeu do Espírito:

"Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais" (I Coríntios 2.12-13.)

O único que tem autoridade da parte de Deus de nos ensinar todas as coisas é o Espírito de Deus.
Somos fiéis quando ensinamos o que ouvimos do Espírito, tendo o cuidado para não ir além dele, para não sermos achados mentirosos:

"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" João 14.26.

"O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo" I João 1.3.

São muitos os que usam das Escrituras para interpretá-la; entre eles estão os:

Legalistas: Os legalistas usam das Escrituras para impor às pessoas a lei de Deus. Todo ensino é com base na lei:
"Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o rito de Moisés, não podeis salvar-vos"
(Atos 15:1)

Moralistas: Os moralistas usam das Escrituras para ensinar exemplos de vida. Os moralistas não são legalistas, mas todo ensino é dirigido à moral e aos costumes. Estes são os adeptos da filosofia:

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo"
(Colossenses 2:8)

Individualistas: Os individualistas ensinam que a Bíblia é para ser interpretada individualmente.
Não é para ser ensinada, cada um tem que fazer a sua interpretação pessoal, mas esta não é a verdadeira sabedoria:

"Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria. O tolo não tem prazer na sabedoria, mas só em que se manifeste aquilo que agrada o seu coração"
(Provérbios 18:1-2)

Modernistas: Os modernistas ensinam que as Escrituras não podem ser interpretada no sentido literal, mas que deve ser examinada à luz da ciência:

"Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé..."
(I Timóteo 6:20-21)

Proselitistas: Os proselitistas usam as Escrituras para estabelecer a principal doutrina da sua denominação.
Todo ensino está baseado na interpretação que se faz em conformidade com aquela doutrina. Exemplos: Ensino do sábado, do nome de Deus, da forma de reuniões, de batismos e etc...:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós"
(Mateus 23:15)

Literalistas: Os literalistas ensinam que as Escrituras devem ser seguidas exatamente como está escrita, ponto por ponto.
Esses não ensinam somente as leis, ou a moral, mas que se deve fazer tudo como está escrito, inclusive rituais, festas e etc...:

"Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados. Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo" (Colossenses 2:16-17)

São muitas as formas de interpretação das Escrituras, mas todos os que são filhos [MADUROS: do grego ruiós] de Deus, são guiados pelo Espírito de Deus, e não por homens ou doutrinas.

Portanto, devemos atentar com mais diligência para as coisas que temos ouvido e aprendido do Espírito Santo, tais como:

"Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da ESCRAVIDÃO."
(Gálatas 5:1)

"Por preço fostes comprados; não vos façais ESCRAVOS DE HOMENS."
(I Co 7:23)

"E a UNÇÃO que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis"
(I João 2:27)


O TEMPO ESTÁ PRÓXIMO, VIGIEMOS, PARA NÃO CAIRMOS NOS ERROS DO PASSADO.

EM CRISTO JESUS!!!
A DEUS TODA A HONRA E GLÓRIA!

Nenhum comentário: